audiovisual

O curta “Vinícius, Vinícius” pelo mundo!


“Vinícius, Vinícius” é um curta metragem gravado em 2013, finalizado em 2018 e que já rodou o mundo em alguns festivais, recebendo alguns prêmios. São 9 minutos que mostram a vida de um ser humano incrível, cheio de amor pra dar, risonho, brincalhão e autista. Vinícius ensina muito para quem está aberto para ele! 

O curta demorou a ser finalizado exatamente por um amadurecimento dos envolvidos. Muitos questionamentos foram feitos, muitas montagens feitas, mas nada que passasse a mensagem que gostaríamos. Por esse móvito, levou tempo. Levou pesquisa e estudo para entender a história que almejávamos contar. 

Foi assim que decidimos parar e pensar nos dias que passamos com ele. Em 2013 ficamos 3 dias inteiros com Vinícius, captando em imagens tudo o que ele fazia, sua rotina e sua forma de se comunicar. Foi revisitando a experiência emotiva e o aprendizado que tivemos, que criamos um curta sensorial. O filme não se preocupa em te explicar o que é o autismo, ele quer te mostrar um espectro dele. De certa forma, se tornou uma obra autoral, e quando digo autoral, não estou falando da visão da diretora: é autoral porque é uma obra criada pelo Vinícius.

Na semana em que se comemorou o dia mundial da conscientização do autismo, fomos convidados pela secretária de Cultura de Macaé em parceira com o MOPAN – Motivados pelo Autismo Macaé, e o Museu Solar dos Mellos, para apresentar o filme no evento: Curta do Museu, que acontece uma vez por mês. O sucesso foi tanto, que foi necessário criar uma estrutura do lado de fora para exibir o filme. Após a exibição tivemos um debate enriquecedor sobre a produção do curta e, principalmente, sobre o autismo!

Renan Amaral (Roteirista e Editor) apresentando o Filme no evento Curta no Museu em Macaé
Exibição do curta e bate papo na área externa do museu, devido ao número de pessoas!

Logo após Macaé, seguimos para Quissamã para participar da III Caminhada de conscientização do autismo. Um evento criado pela Secretaria de Educação de Quissamã, por meio da Educação Inclusiva e em parceira com a coordenadoria de cultura e lazer. Após a caminhada, o curta metragem foi exibido e uma nova roda de debates aconteceu. O cinema estava lotado e foi uma experiência incrível não só ouvir os relatos e a troca de experiências, mas também ouvir de algumas pessoas presentes o quanto muitos se viram no filme. Uma prova de que conseguimos captar com o máximo de verossimilhança possível a realidade de quem convive com o autismo!

Renan Amaral (roteirista e editor) e Fran Mattoso (Diretora) dentro do cinema lotado em Quissamã, minutos antes da apresentação do filme.

Como dito anteriormente, “Vinícius, Vinícius” já rodou o mundo, e a diretora Fran Mattoso esteve em Houston, nos Estados Unidos, onde o filme foi exibido no Seminar Series XVII. A diretora esteve presente para apresentar o filme e dialogar com importantes pesquisadores pós-graduados sobre o tema do autismo. Essa é mais uma prova de que com a arte e cultura podemos dialogar com diversos setores e jogar luz em questões importantes para a nossa sociedade.

Divulgação em Houston, Estados Unidos, do curta Vinícius, Vinícius
A Diretora Fran Mattoso apresentando o filme nos Estados Unidos para um grupo de pós-graduados

Aproveitamos para agradecer especialmente algumas pessoas envolvidas nesse processo:

Em Macaé: Lúcia Anglada e Caroline Carneiro / MOPAM; Thales Coutinho / Secretário Municipal de Cultura; Viviane Chaves / Diretora do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé; Hélder Santana / Responsável pelo projeto Curtas no Museu ; Andréa Lisboa / Jornalista Prefeitura Municipal de Macaé.

Em Quissamã – Prefeita: Fátima Pacheco / Secretário de Educação: Róbisson, Divisão de Educação Inclusiva: Helena Lima da Costa, Cíntia e Márcio Daniel Valendim / Secretária de Cultura: Amanda Fragoso

Mas, acima de tudo, agradecemos a Renata Queirós Mattoso, Vicente de Almeida Cunha e Reginaldo de Simone Pereira Cunha, por toda a disponibilidade, amor e por estarem sempre presentes em todos os momentos desse filme! E a ele, que transborda amor diariamente, Vinícius: Muito Obrigado!

Seguem algumas reportagens que foram feitas nessas apresentações do curta metragem

https://quissama.rj.gov.br/site/noticia/movimento-conscientiza-sobre-inclusao-de-autistas/2116

https://quissama.rj.gov.br/site/noticia/caminhada-e-documentario-marcam-conscientizacao-sobre-o-autismo/2110

http://www.folha1.com.br/_conteudo/2019/03/cultura_e_lazer/1246257-documentario-vinicius-vinicius-no-solar-dos-mellos.html

http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/curta-premiado-vinicius-vinicius-sera-exibido-no-museu

http://www.gfesporte.com.br/2019/04/caminhada-e-documentario-marcam.html

http://www.macaenews.com.br/noticia/35572-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo-tera-piquenique-e-filme-nesta-terca

https://www.facebook.com/events/1158124781014077/

https://www.facebook.com/events/343062879887175/

Cinema
SCRIPT+
Cinema
“Vinícius, Vinícius” – Um filme de Fran Mattoso
Cinema
Wanda
Atualmente não há comentários.