Sem categoria

“Vinícius, Vinícius” – Dia de conscientização do autismo


“Vinícius, Vinícius” é um curta metragem gravado em 2013, finalizado em 2018 e que já rodou o mundo em alguns festivais, recebendo alguns prêmios. São 9 minutos que mostram a vida de um ser humano incrível, cheio de amor pra dar, risonho, brincalhão e autista. Vinícius ensina muito para quem está aberto para ele! 

O curta demorou a ser finalizado exatamente por um amadurecimento dos envolvidos. Muitos questionamentos foram feitos, muitas montagens feitas, mas nada que passasse a mensagem que gostaríamos. Por esse móvito, levou tempo. Levou pesquisa e estudo para entender a história que almejávamos contar. 

Foi assim que decidimos parar e pensar nos dias que passamos com ele. Em 2013 ficamos 3 dias inteiros com Vinícius, captando em imagens tudo o que ele fazia, sua rotina e sua forma de se comunicar. Foi revisitando a experiência emotiva e o aprendizado que tivemos, que criamos um curta sensorial. O filme não se preocupa em te explicar o que é o autismo, ele quer te mostrar um espectro dele. De certa forma, se tornou uma obra autoral, e quando digo autoral, não estou falando da visão da diretora: é autoral porque é uma obra criada pelo Vinícius.

Na semana em que se comemorou o dia mundial da conscientização do autismo, fomos convidados pela secretária de Cultura de Macaé em parceira com o MOPAN – Motivados pelo Autismo Macaé, e o Museu Solar dos Mellos, para apresentar o filme no evento: Curta do Museu, que acontece uma vez por mês. O sucesso foi tanto, que foi necessário criar uma estrutura do lado de fora para exibir o filme. Após a exibição tivemos um debate enriquecedor sobre a produção do curta e, principalmente, sobre o autismo!

Logo após Macaé, seguimos para Quissamã para participar da III Caminhada de conscientização do autismo. Um evento criado pela Secretaria de Educação de Quissamã, por meio da Educação Inclusiva e em parceira com a coordenadoria de cultura e lazer. Após a caminhada, o curta metragem foi exibido e uma nova roda de debates aconteceu. O cinema estava lotado e foi uma experiência incrível não só ouvir os relatos e a troca de experiências, mas também ouvir de algumas pessoas presentes o quanto muitos se viram no filme. Uma prova de que conseguimos captar com o máximo de verossimilhança possível a realidade de quem convive com o autismo!

Como dito anteriormente, “Vinícius, Vinícius” já rodou o mundo, e a diretora Fran Mattoso esteve em Houston, nos Estados Unidos, onde o filme foi exibido no Seminar Series XVII. A diretora esteve presente para apresentar o filme e dialogar com importantes pesquisadores pós-graduados sobre o tema do autismo. Essa é mais uma prova de que com a arte e cultura podemos dialogar com diversos setores e jogar luz em questões importantes para a nossa sociedade.

Aproveitamos para agradecer especialmente algumas pessoas envolvidas nesse processo:

Em Quissamã

Prefeita: Fátima Pacheco

Secretário de Educação: Róbisson

Divisão de Educação Inclusiva: Helena Lima da Costa, Cíntia e Márcio Daniel Valendim

Secretária de Cultura: Amanda Fragoso

Seguem algumas reportagens que foram feitas nessas apresentações do curta metragem

https://quissama.rj.gov.br/site/noticia/movimento-conscientiza-sobre-inclusao-de-autistas/2116

https://quissama.rj.gov.br/site/noticia/caminhada-e-documentario-marcam-conscientizacao-sobre-o-autismo/2110

http://www.folha1.com.br/_conteudo/2019/03/cultura_e_lazer/1246257-documentario-vinicius-vinicius-no-solar-dos-mellos.html

http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/curta-premiado-vinicius-vinicius-sera-exibido-no-museu

http://www.gfesporte.com.br/2019/04/caminhada-e-documentario-marcam.html

http://95news.com.br/web/programacao-para-o-dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo-acontece-nesta-terca-2-em-macae/

http://www.macaenews.com.br/noticia/35572-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo-tera-piquenique-e-filme-nesta-terca

Atualmente não há comentários.